quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Romaria das águas 2003

ROMARIA DAS ÁGUAS 2003 está registrada em vídeo na internet(NTSC, 2003, 25 min)

Produzido por Ocuspocus, Produções e Imagens, com apoio do Instituto Anthropos, o documentário apresenta a Procissão de Nossa Senhora Aparecida, realizada no âmbito do evento “Romaria das Águas”, promovido pelo Programa Pró-Guaíba (SEMA / RS). Destacam-se os diferentes pontos de vista sobre a “força das águas” entre membros de comitês de bacias hidrográficas do RS e lideranças religiosas, sobretudo das ilhas do Delta do Jacuí, em Porto Alegre.

Um projeto de Educação Ambiental do Programa Pró-Guaíba.
O vídeo Romaria das Águas 2003, que está disponível para empréstimo na Secretaria Executiva do Pró-Guaíba.
http://www.proguaiba.rs.gov.br/video.htm


Fragmentos do Documentário "Romaria das Águas 2003"
http://www.thropos.org.br/html/videos/videos_apr.htm

Nazareth, líder comunitária da Ilha Grande dos Marinheiros, em Porto Alegre, relata uma surpreendente relação com o ciclo de cheias dos cursos d´água do Parque Estadual Delta do Jacuí. À ocasião da procissão de Nossa Senhora Aparecida (Oxum), Nazareth falava sobre o simbolismo da água para sua religião, umbanda.
http://www.thropos.org.br/html/videos/prociss%E3o%20por%20agua.wmv

"A beira do rio não é mais o que era". Bia, dirigente do "Reino de Oxóssi e Iemanjá" da Ilha da Pintada, fala da relação entre a qualidade das águas do Lago Guaíba, em termos ambientais, e sua correspondência em termos de força simbólica para o culto afro... O "meio" do rio, na fala de Bia, é o local simbólico escolhido para coleta das águas destinadas a realização dos cultos, água sagrada, que diferencia-se da água de uso cotidiano, situando-se para além do domínio domesticado da natureza, em sua dimensão sagrada.
http://www.thropos.org.br/html/videos/o%20meio%20do%20rio.wmv

...água "que não é mais o que era", água poluída simbólica e fisicamente, contaminada em demasia pelos gestos profanos e cotidianos da comunidade urbana, enfraquecida de suas forças espirituais? Quais gestos e pensamentos rituais precisariam ser acrescidos ao cotidiano do centro urbano, para recuperar essa "força das águas?" ...distante do "meio do rio", quais seriam as relações com essa "natureza" nos demais domínios da vida cotidiana da cidade? Estaria a cidade tão separada, tão distante da presença dessas forças das águas?
http://www.thropos.org.br/html/videos/enfraquecimento%20das%20aguas.wmv

Nenhum comentário:

Postar um comentário