segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Romaria das Águas 2009

Notícia Jornal Diário de Canoas
25/05/09
MOBILIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO:
DESDE O DIA DA ÁGUA - 22 DE MARÇO - DESTE ANO -
INTEGRANTES DO PROJETO AMBIENTAL ARROIO ARAÇÁ: NOSSO RIO GURI
SE MOBILIZARAM PELAS NASCENTES E NA DIVULGAÇÃO DA ROMARIA DAS ÁGUAS,
BUSCANDO SENSIBILIZAR A COMUNIDADE CANOENSE PARA PARTICIPAR DESTE MOVIMENTO.
NUM ANO DE TANTA SECA NO NOSSO RIO GRANDE.
(http://sosriosdobrasil.blogspot.com/2009/05/seca-historica-no-rio-grande-do-sul.html)



"Visões diversificadas unidas por um objetivo comum.
Assim foi a reunião de líderes religiosos e outros segmentos sociais, em torno da Romaria das Águas, realizada na noite desta segunda-feira, 13/07/09, em Canoas.
Visando a preparação do ato inter-religioso que vai integrar, em outubro próximo, a programação da 16.ª Romaria das Águas, o evento aglutinou importantes lideranças religiosas na Região.
- “Apesar de nossas diferenças, é consenso que toda a humanidade vem da água; por isso é importante termos uma participação forte nessa Romaria”, salienta o titular da Coordenadoria da Diversidade da prefeitura, Paulo R. Ambieda, o Paulinho D’ Ode, articulador da iniciativa.
Realizada na sala da Coordenadoria de Inclusão e Acessibilidade da administração municipal – a fim de contemplar a presença de um cadeirante - o encontro contou com a participação representantes católicos, espíritas, africanistas, ubandistas e islâmicos. Este último, que tem um número expressivo de adeptos em Canoas, vem se aproximando de forma mais efetiva dos eventos realizados pelas coordenadorias municipais.
União e Consciência
Mais do que a organização do ato, o encontro serviu para um debate entre diferentes segmentos sociais sobre a questão da água, assunto que permanece como problemática contemporânea.
- “Toda a humanidade se formou em torno de rios e por causa da água. O Brasil ainda tem muita, e precisa dar valor a isso; no Oriente Médio, as guerras serão por sua causa”, alertou aos presentes o representante da Federação Islâmica da Grande Porto Alegre, líder Saleh A. M. Bujaa.
Para a integrante do Conselho Estadual da Umbanda e dos Cultos Afro-Brasileiros do Rio Grande do Sul, Maria Inês Pacheco, é preciso uma noção responsável sobre o problema da poluição.
- “Os valões que temos em Canoas eram Arroios, não está havendo reflexão. A necessidade da humanidade de crescer é comum, mas não podememos pecar, repetindo erros”, observa.
Para o Frei Wilson, da Paróquia Sagrado Coração, é salutar o caráter plural da iniciativa.
- “Prezamos muito esse diálogo inter-religioso; o sentido do evento é o cuidado com a água, a obra da criação, sem a qual não vivemos”, sintetiza.
Além da organização da Romaria, que pretende maximizar a participação das mais diferentes tendências religiosas no evento em torno da questão da água, a reunião tratou de outros encaminhamentos, como a divulgação aos presentes do Mês da Pessoa com Deficiência. Esse evento, que ocorre entre os dias 20 de agosto e 21 de setembro próximo, em Canoas, também deve contar com um ato inter-religioso em sua abertura.
- “Na ocasião, contaremos também com exposições e oficinas temáticas, voltadas para esses segmentos”, antecipa a titular da Coordenadoria de Inclusão e Acessibilidade, Ony Teresinha, que participa da organização dessa iniciativa.
Estiveram ainda na reunião o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Jair Silveira e o presidente da ONG Bem Me quer, Delvequio Leôncio Lemos – que atua pela livre orientação sexual.
- “A gente pretende estar presente em todos os movimentos sociais, e o meio ambiente é um deles”, explica Lemos. "

Ronaldo M. Botelho
Secretaria Especial de Comunicação
Prefeitura Municipal de Canoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário