segunda-feira, 27 de setembro de 2010

17ª Romaria das Águas chega a Viamão

22/09/20 - A Rainha da Ecologia chega a Viamão indo para o Centro Espírita Ogum Yara...

...e foi recebida pelas suas águas da nascente do Arroio Feijó.
A Mãe das Águas/Oxum fica em vigília até a noite seguinte...
...quando Pai Pedrinho realiza uma seção de Umbanda para homenageá-la.
Pai Pedrinho recebe sua réplica da imagem e agradece com uma fala emocionada.
"Hoje nos encontramos reunidos em seu santo nome para lhe homenagear, mas também para refletir e começarmos a agir em defesa da natureza. Sempre pedimos a vós que abençoe nossas águas e nos esquecemos de que a Senhora já o faz e que cabe a nós conservarmos essa benção. Cabe a nós lembrar aos nossos semelhantes que a água é fonte de vida, que precisamos dela e que devemos preserva-la para que no futuro nossos descendentes possam usufruí-la, como ainda fazemos hoje.
Sempre achei difícil estar em dois lugares ao mesmo tempo, mas foi com a chegada de vossa Santa Imagem que percebi que ainda estamos em Alvorada e já chegamos em Viamão.

Viamão, qual a origem deste nome?
Dizem que ao subir um uma colina, olhando em direção ao Porto dos Casais, enxergava-se cinco arroios no formato de uma mão esquerda e que, certo dia, um viajante lá do alto gritou: 'eu vi a mão'.

E hoje Mãe? E hoje? Será que ao subir neste mesmo moro enxergaremos essas águas? Talvez não mais, e se essa mão não mais se pode enxergar é por nossa culpa. Então Mãe, nos perdoe, não valorizamos de maneira real o que de graça Deus nos concedeu, não reconhecemos ainda que a vida não é um ser a existir, mas sim TUDO o que se encontra ao nosso redor. E assim novamente erramos. Então Mãe, nos perdoe.
Perdoai-nos Senhora se em algum momento movidos pela vaidade ou por outro sentimento qualquer, tenhamos nos desfocados do verdadeiro propósito pela qual Vossa Santa imagem saiu em peregrinação. E ao insistirmos por esse desvio tenhamos cometidos erros para consigo, para com nossos irmãos. Não deixe seus filhos esquecerem de que a presença de uma pequena paz é mais profunda que a ausência de uma grande discórdia. Ensina-nos a rezar, não a oração ajoelhada de mãos postas, que só fazemos nas dificuldades da vida, mas aquela que diariamente podemos fazer. Se pecamos por atos, palavras e pensamentos, podemos desta mesma forma rezar e agir para o bem.
Abençoe Senhora todas as pessoas que aqui se encontram e a todas aquelas que fazem parte da vida de cada um. Senhora, peço-vos que abençoe as pessoas que me julgaram digno de receber Vossa presença em minha casa e a todas aquelas que aqui vieram para homenagea-la."

O respeito e a emoção estão presente em todo o momento.
Após a homenagem a vigília prossegue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário