
Na terça feira - 14/09/10, os Profetas da Ecologia de Esteio receberam a visita da Nossa Senhora das águas e uma réplica da imagem. Os Profetas da Ecologia surgiram em Porto Alegre/RS sob a liderança de Antônio Cecchin, irmão marista que há anos trabalha nas comunidades e organizou os catadores de lixo. Construiu com eles galpões próximos ao centro da capital e na Ilha Grande dos Marinheiros, onde o lixo é recolhido, reciclado e vendido. Na Ilha é que foi achada a imagem quebrada da Nossa Senhora Aparecida que deu origem a romaria. Irmão Antonio refletiu com os catadores sobre o trabalho feito por eles, não só como forma de sustentação, mas como sustentabilidade da cidade. Os catadores passaram a identificar seus carrinhos com grandes letras como “Profetas da Ecologia”.
Irmão Antonio costuma colocar que o ecologista José Lutzenberger quando era Ministro do Meio Ambiente dizia: 'Um só catador faz mais pelo meio-ambiente no Brasil do que o próprio ministro do meio-ambiente'.
O Presidente Everton Alfonsin atendeu o pedido daqueles que preservam as águas de materiais que deixam as margens dos rios e as matas ciliares tão poluídas. E o encontro teve momento de oração.
Além dos integrantes da Arca (Associação de Recicladores e Catadores de Esteio) e da Amar (Associação Mãos Amigas de Recicladores de Esteio, estavam presentes representantes do programa que promove o embelezamento da cidade, o Programa Auxílio Cidadão (PROAC), a professora Iris Lemos, orientadora das equipes, Ormar do Grupo Unir Raças e servidores da Secretaria do Meio Ambiente.
E a Rainha da Ecologia ganhou seu altar junto aos Profetas da Ecologia de Esteio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário