terça-feira, 7 de setembro de 2010

Romaria das Águas é movimento na busca pelos direitos.

A Romaria como evento ecológico, espiritual, educativo, sócio-cultural nasceu nas ilhas do Guaíba cuja população convive com as águas que descem pela bacia hidrográfica, juntamente, com o lixo das cidades. Na separação dos materiais retirados d’água foi encontrada, em 1994, dentro de um saco plástico, uma imagem quebrada de Nossa Senhora Aparecida. Ela foi reciclada, restaurada e devolvida ao culto sobre o altar. Aparecida, agora no lixo, a Mãe do Céu, da Terra e das Águas, dá o sinal do resgate pela dignidade: trabalhando em comunidade, respeitando a natureza, podemos exercitar a cidadania e conquistar a melhoria de vida.
O Guaíba e as ilhas formam um ecossistema e sustenta uma rica biodiversidade que depende da preservação. Conforme Juramar Vargas, representante da Associação da Ilha das Flores, uma conquista da população das ilhas é a criação do Conselho em defesa da Área de Proteção Ambiental Estadual Delta do Jacuí, integrado por representantes de associações comunitárias, para desenvolvimento do processo de criação da APA e encaminhamento de questões ambientais e sociais das ilhas. Desenvolvimento sustentável advém de conquistas materiais e sociais através cidadania exercitada no movimento de busca pelos direitos, concretizada pela aplicação dos deveres, e se opõe à idéia da exclusão.
Desde seu início a Romaria das Águas vem apontando demandas e questões sobre os problemas ambientais e sociais nas ilhas, reivindicando equidade na utilização da área, na melhoria da infra-estrutura e no acesso aos serviços. Comungando com os ilhéus outros atores sociais entraram em cena. Na 17ª Romaria juntaram-se aos religiosos, diversas pessoas, entre elas, de universidades e profissionais da saúde para conhecer de perto as problemáticas. Articuladores sociais transformam a realidade aproximando-se dela e organizando a forma de reivindicação, dando origem a ações e reflexões sobre desigualdade, questionando a falta de direito, a precariedade, a discriminação.



A saída da imagem da Rainha da Ecologia das ilhas, neste ano, aconteceu com uma ação social solidária com a comunidade, e envolveu lideranças das mais diversas áreas. A FAUERS, para oferecer a estrutura necessária, organizou uma rifa cujo sorteio presenteou os ganhadores com um telefone celular, uma cesta de café e uma imagem réplica de Nossa Senhora das Águas. A manutenção desta estrutura, além da ação no dia 29/08 na ilha Grande dos Marinheiros, se estendeu para a efetivação do atendimento na ULBRA/Canoas aos ilhéus que necessitaram de receita para confecção de óculos, na terça-feira, 08/09/10. Além disso a confecção dos óculos terá outro apoio que aqui ficará registrado.

Que a Mãe das Águas abençõe a todas as pessoas de boa vontade que estão envolvidas, de uma ou outra forma, neste movimento pelo cuidado com a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário