segunda-feira, 4 de outubro de 2010

17ª Romaria das águas: Entre as Bacias do Guaíba e Uruguai

O rio Vacacaí nasce em São Gabriel, passando por Santa Maria até desembocar no rio Jacuí. O solo é ocupado por latifúndios, com pecuária extensiva e agricultura. Os principais municípios são Santa Maria, São Sepé e São Gabriel.O Rio Vacacaí tem sua nascente, na Serra Babaraquá, (Região Sul do município de São Gabriel).



Entre as Bacias Hidrográficas do Guaíba e do Uruguai.
O Salto do Yucumã é a maior queda longitudinal do mundo, com 1.800 metros de extensão. É a maior atração do Parque Estadual do Turvo, que fica às margens do rio Uruguai. O Salto fica, na realidade, em solo argentino, mas são os brasileiros que têm o privilégio de se deslumbrar com suas quedas, que aparecem de acordo com as cheias do rio.
Ameaça real e imediata.
Risco ambiental deu início a um inédito projeto de educação ambiental e jornalismo. O anúncio pela imprensa, em 2008, de que os governos do Brasil e Argentina uniriam esforços para construir hidrelétricas no Rio Uruguai despertou a curiosidade do professor e jornalista Carlos Dominguez. A possibilidade de uma nova usina deixar o Salto do Yucumã e o Parque Estadual do Turvo submersos levou o professor e mais quatro alunos a conhecer a realidade e praticar a educação ambiental aplicada ao jornalismo.
Veja em http://salveosaltodoyucuma.blogspot.com/

No meio do caminho.


Indo em direção a São Pedro do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário