quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Está encerrada a 17ª Romaria pelas Águas do Guaíba

Foi pelas águas que cada pessoa envolvida na 17ª Romaria dedicou momentos de devoção à Senhora das águas, de cuidado com alguma nascente, de participação nas coletas, nas vigílias, nas carreatas, caminhadas ou cavalgadas.


É pelas águas da bacia hidrográfica do Guaíba que, nesta tarde de 12 de outubro - Dia de Nossa Senhora Aparecida, Dia das Crianças, este povo está presente no Gasômetro.
Quem não gosta de ver esta paisagem?
Irmão Antonio Cechin, e as comunidades das Ilhas do Guaíba, a 17 anos alertam para o necessário cuidado com esta beleza.
Na presença da Imagem da Senhora das águas o Grupo Axé Jovem apresenta a música que embalou suas andanças pelas comunidades nas quais passou.
'Água sangue do mundo, sem a água não há vida, riqueza da humanidade
que deve ser protegida...' de Antonio Gringo.
Everton Alfonsin, que de 30 de agosto até esta data percorreu cerca de 2810 km, através de 11 municípios, relata a emoção de ter cumprido com esta missão e pela honra de ter a confiança do Irmão Cechin e das comunidades das ilhas.
Alguns dos representantes dos 27 locais onde A Rainha da Ecologia ficou em vigília, e autoridades religiosas, também falam sobre a importância do evento. Em seguida inicia o Rito com as águas das nascentes.
Unem-se: 1. Arroio Boa Vista, no Morro Sapucaia, afluente do Arroio Sapucaia, bacia do Rio dos Sinos; 2. Fonte dona Josefina, nascente do Arroio Araçá em Canoas; 3. Arroio Nunes na Associação da Cascata de Xangô em Alvorada, afluente do Arroio Feijó, Bacia do Gravataí;
4. Arroio Feijó, no Parque Santiler, Viamão; 5. Santuário Afro na Albarus/ Gravataí; 6. Arroio Curtume no santuário Mãe de Deus Nossa Senhora Aparecida em Belém Velho, POA.
7. Vertente da água Boa, nascente do Rio Ibicuí, Bacia Hidrográfica do Uruguai, ampliando para outras águas a proposta do cuidado que a Romaria traz.
A bênção é dada pelos religiosos e são chamadas as gestantes que serão, neste ano, as que levarão as águas das nascentes para dentro do Guaíba.


'É a mãe quem fornece ao bebê toda a água de que ele vai precisar. Entre esta água encontra-se aquela que entrará na constituição das células e de todos os órgãos do corpo do bebê. Encontra-se, também, a água necessária à formação do líquido amniótico: o precioso “aquário” que o protegerá e nutrirá ao longo dos nove meses em que estará na barriga da mãe. Este é um mistério da obra criadora que continua através mulher. O bebê é a semente que nasce e cresce alimentada neste ambiente especial, e ideal. A gravidez, efêmero momento de amor, onde o corpo se dilata, o ventre cresce, é a vida explodindo, calada, florescendo no porto seguro deste ‘aquário’. A vocação materna impõe constante dedicação, grandes cuidados, muita responsabilidade. Este sublime período é estado de esperança e alegria. Abençoa, Mãe de todos, Senhora das Águas, as gestantes e mães, que aprendamos com elas o valor do cuidar da vida.
Abençoa Mãe todas as crianças, neste seu dia, que é o dia delas também, e em todos os outros mais.'
E o canto e a alegria de Bia de Iemanjá, e a dança da Oxum da Casa do Pai André, tomam conta do momento:
Toda a cidade é de Oxum!
Nessa cidade todo mundo é d’Oxum
Homem, menino, menina, mulher
Toda essa gente irradia magia
Presente na água doce
Presente na água salgada
E toda cidade brilha...

É de Oxum
Seja tenente ou filho de pescador
Ou um importante desembargador
Se der presente é tudo uma coisa só
A força que mora n’água
Não faz distinçao de cor
E toda cidade é d’Oxum
(Elba Ramalho)
E a águas seguem o seu rumo...


...para dentro do grande manancial de Porto Alegre e de todos nós.


Eu, muito feliz, entre o idealizador deste evento lindo
e o grande apoiador na 17ª Romaria das águas.

Chega ao final de mais esta romaria.


Que tenhamos sensibilizado mais pessoas para cuidar de nosso cartão postal...


... e de todas os mananciais e nascentes que ainda restam.




Parabéns Everton (Caco),


Parabéns a todos que foram os realizadores deste movimento.


A benção Mãe!






O Núcleo de estudos da Religião da UFRGS relatou o evento de forma brilhante. 
Para ler acesse:


Um comentário:

  1. Parabéns pelos trabalhos de conscientização tão sérios e inspiradores.
    Luis Carlos Freire - brasilcentauro@yahoo.com.br

    ResponderExcluir