domingo, 16 de outubro de 2011

12 de Outubro - Dia de Nossa Senhora Aparecida do Brasil

Após sair das Ilhas do Guaíba em 07/08/11, e percorrer cerca de 3.050 km entre cidades do Estado, a Senhora das Águas retorna na manhã de 12 de outubro.


A Rainha da Ecologia é aguardada na Ilha da Pintada para embarcar com parte da comunidade de romeiros e seguir ao Gasômetro, em Porto Alegre, para o tradicional evento de encerramento do movimento da 18ª Romaria das Águas, que iniciou em março.


Enquanto isto, lá em POA, outra parte dos romeiros organiza exposições e tendas, distribui a Cartilha da Romaria e recebe as águas das nascentes e os demais romeiros que vão chegando de várias cidades do Estado.
Assim, enquanto na ilha a imagem embarca, no Gasômetro as pessoas visitam sua exposição e se organizam para recebe-la.
No Barco Porto Alegre 10, que a acompanha, cerca de 250 pessoas sairam de POA para busca-la. Seguiram juntos, além de representações de comunidades e religiões de várias cidades, professores e alunos da UFRGS e PUC e de diversos locais (Rio de Janeiro, Escócia, Alemanha, Uruguai, Argentina) convidados pelo Professor Carlos Alberto Steil, do curso de Antropologia da UFRGS. Professor Carlos é um dos coordenadores do Projeto Ambientalização Social das Religiões cujos alunos estudam os trabalhos da Pastoral da Ecologia, da FAUERS e da Romaria das Águas.
Cerca de uma hora depois a Senhora das Águas desembarca na Usina do Gasômetro reunindo todos seus seguidores de várias religiões, culturas e cidades. A frente da imagem a réplica da cruz que simboliza em São Leopoldo a mortandade de milhares de peixes no rio dos Sinos, que está completando 5 anos neste mês.


Os organizadores, liderados pelo Irmão Antonio Cechin, se reúnem para receber as águas das nascentes entregues por crianças e adolescentes.
Logo após é realizado a bênção interreligiosa pelo Frei Aldir pela Igreja Católica, Irmão Paulo Haag do Santo Daime e Everton Alfonsin da religião Afroumbandista.
Everton Alfonsin, que percorreu com a imagem pelas cidades, faz um breve relato de como cada comunidade se organizou para recebe-la.
Enquanto isto várias pessoas iam chegando e visitando as exposições, como representantes do CATAVIDA - programa dos catadores municipais de Novo Hamburgo e ACATA - Galpão dos Catadores de Alvorada.

Houveram várias apresentações artísticas: PATRIN – Caravana Cigana de Novo Hamburgo
Os cantadores das águas com as músicas das fontes:
Antonio Gringo e conjunto do Projeto águas do Rio Grande.
A apresentação da música Água sangue do mundo, de Antonio Gringo, teve a participação e encenação do Grupo Axé Jovem, da Casa de Caridade Pai Thomé, de Canoas.
Esta música percorreu, com a Senhora das Águas, as cidades do Estado nos dois últimos anos.
Show musical Mitologia Africana com Eduardo Branca.
Integração dos tamboreiros de vários terreiros presentes com toque do Hino da Umbanda e cantos para Oxum.
O Grupo Axé Jovem da Casa de Caridade Pai Thomé com apresentação de dança.
E a dança das filhas de Oxum sob o canto de Bea de Iemanjá.
Após as apresentações aconteceu a Tribuna Ecológica com as falas de Irmão Cechin, Leonel e Paulo Ferreira, Renato Ferreira do Ministério do Meio Ambiente, representantes da Corsan, CUT e Câmara de Vereadores de Porto Alegre, que se manifestaram em defesa da água como bem público.
Em seguida ocorreu o RITO DAS ÁGUAS. As cidades que apresentaram suas nascentes foram: São Pedro Sul (Bacia do Rio Uruguai), Gravataí, Canoas, Sapiranga, Canela, Gramado, Rio Pardo, Porto Alegre, Bento Gonçalves, Ivoti, São Leopoldo, Alvorada, Minas do Leão, Viamão.
Todas as amostras de águas das nascentes destas cidades foram colocadas num único recipiente simbolizando o Guaíba.
Bea de Iemanjá, Everton Alfonsin, Renato Ferreira do Ministério do Meio Ambiente, Irmão Antonio e Professora Inês encaminharam a oração da purificação das águas com os presentes, sob as palavras do Padre Valério.

Em seguida as águas foram conduzidas por todos, simbolizados por uma adolescente - Giovana e uma criança - Aléxia, e entregues ao Guaíba com nosso compromisso de luta e cuidado com os mananciais.



É hora da despedida. As comunidades se organizam para voltarem para suas cidades. É hora de emoção e devoção.


Amigos se despedem. Solange dos Santos e Paulo Renato, do Ministério do Meio Ambiente, que publicou a Cartilha da Romaria das Águas criada pela professora Maria Inês Pacheco, levaram para Brasília a réplica da imagem de nossa Rainha da Ecologia.


Alunos da PUC e UFRGS posam com representantes da FAUERS...

...antes da saída da Senhora das Águas que foi conduzida em carreata para seu santuário...


... com os batedores do GEM - Grupamento Especial Motorizado da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana.


Recebida pelo Irmão Antonio e Matilde Cechin, guardiões da imagem, com a comunidade da Ilhas Grande dos Marinheiros, a Senhora das Águas aguardará até a 19ª Romaria, em 2012, para novo movimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário