domingo, 16 de outubro de 2011

Movimento Interamericano e Estadual




A 18ª Romaria das Águas encerra-se em Outubro/2011 juntamente com a campanha da 18ª Semana Interamericana da Água e 11ª Semana Estadual da Água do Rio Grande do Sul. Entidades governamentais e não governamentais lançaram a Semana que aconteceu de 1º a 8 de outubro de 2011, durante a realização do painel “Da Eco 92 à Rio+20”, no 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, no dia 28 de setembro, na Fiergs. O lema da Semana da Água 2011 é uma pergunta – “De onde vem a água que usamos?”. O objetivo é provocar a reflexão sobre o percurso da água e sobre o impacto que o uso inadequado dessa água pode provocar ao longo do caminho.
A água é Bem Comum de todos os seres vivos. é bem natural, vital, insubstituível, e todos - animais, vegetais e humanos - têm o direito ao acesso a ela, independente dos custos de sua captação e reserva.
A 18ª Romaria das Águas denuncia o movimento de privatização das águas iniciado no Rio Grande do Sul, por alguns municípios. A privatização das águas transforma um recurso natural em mercadoria e as pessoas são reduzidas a consumidores. Isto reforça o risco anunciado de que, após a guerra do petróleo, a água será o próximo elemento natural de disputa.

Assim, dentro do necessário movimento mundial em defesa deste Bem Vital é imprescindível conhecer, acompanhar e controlar os diversos movimentos contrários para nossa própria sobrevivência, pois, para termos o direito ao uso da água é dever de todos conservar e proteger os mananciais de água, as nascentes, os arroios, rios, lagoas e banhados.

Segundo o site da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e AmbientaL, ABES/RS, responsável pelo evento, o objetivo da Semana da Água é ajudar a alcançar as metas estabelecidas pela comunidade internacional, contidas na Agenda 21 e na Declaração do Milênio - até 2015, reduzir em 50% o número de pessoas sem acesso à água potável e ao saneamento básico no planeta.
http://portal.abes-rs.org.br/?p=5254


As ações promovidas na Semana da Água comungam com os objetivos do movimento da Romaria das Águas do Guaíba, iniciado em março/2011, no mês das águas. São elas:
1) discutir e aprofundar questões relativas à água, em todos os níveis;
2) impulsionar a execução de programas e projetos em defesa da água;
3) incentivar a cooperação entre as pessoas, para que cada um faça a sua parte em favor da sustentabilidade.


Em 12 de Outubro, dentro do evento as margens do Guaíba, ocorreram falas numa Tribuna Ecológica que abordou estas denúncias, anunciando movimentos de enfrentamento, chamando a população para o controle social: Povo sábio não abre mão do controle da água que sustenta sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário