domingo, 2 de novembro de 2014

12 de Outubro no Gasômetro e Parque Náutico de Porto Alegre

Manhã de 12 de outubro/2014, no Parque Náutico Porto Alegre, acontece os preparativos para o encerramento de mais uma edição do 
Movimento Estadual Romaria das Águas do Guaíba, 
com Irmão Antonio Cechin e Diretoria da FAUERS. 
 No início da tarde o Presidente da FAUERS, Everton Alfonsin, encerrando o trajeto rodoviário pelo Estado,juntamente com alguns membros da Diretoria, embarca a Imagem da Nossa Senhora das Águas na Praia do Paquetá (Rio dos Sinos), em Canoas, para encontro com os demais Romeiros, na Usina do Gasômetro. 
No trajeto passam pelo Santuário da Mãe das Águas, 
na Ilha Grande dos Marinheiros.
 Ali os devotos embarcam no barco providenciado pela ONG Caminho das Águas e se encaminham para o Parque Náutico onde acontece o evento de encerramento com o Rito das Águas.
 No Parque demais Romeiros aguardam a chegada por água da Rainha da Ecologia para a celebração final.
 Irmão Antonio Cechin, Everton Alfonsin e Frei José Deon conduzem o evento, que tem a participação da Diretoria da ONG Caminho das Águas, da Diretoria da FAUERS, de Católicos, Espíritas, AfroUmbandistas, do Presidente do ProSinos Arno Kaiser, da Caravana do Comitê Sinos com Professores e alunos de Esteio, do Líder Comunitário Juramar Vargas e demais representantes das Ilhas do Guaíba, da pesquisadora do Projeto Ecoprofeta Stela Pieve, que juntamente com Jose Luis e Rômulo  apresentaram o Triciclo para Coleta Seletiva.
 A tarde religiosa, ecológica e cultural foi embalada pela apresentação de Martin Coplas, descente de indígenas, que cantou partes da composição "Missa da Terra Sem Males" 
- uma visão espiritualista para a consciência ambiental.
Destaque para o trabalho dos catadores e recicladores que tratam nossos resíduos transformando em potencial econômico, além de reduzirem o risco de poluição, do desperdício e a degradação ambiental.
 Em seguida a professora Maria Inês Pacheco encaminhou a entrega das águas representando as cidades da bacia hidrográfica do Guaíba que participaram desta edição da Romaria: Porto Alegre, Gravataí, Canela, Ivoti, São Leopoldo, Esteio, Canoas, Taquara, Rio Pardo.
Vide link das coletas:
 http://romariadasaguasguaiba.blogspot.com.br/2014/09/coletas-nas-nascentes-2014.html
 Para finalizar Frei José Deon conduziu a bênção do Rito das Águas, com Irmão Cechin e Babalorixa Everton Alfonsin, e juntamente com a Sacerdotisa Claudia Simone Martins e Sacerdote Andre Melo entregam as águas ao Guaíba, com nosso compromisso de continuidade e luta pela preservação e cuidado com nascentes e mananciais.
Ao por do sol a imagem de Nossa Senhora Aparecida das Águas é encaminhada para seu Santuário na Ilha Grande dos Marinheiros, com Irmão Cechin e integrantes da FAUERS, e os Romeiros retornam por terra e água aos seus lares.  
Obrigado Nossa Senhora da Conceição Aparecida,
bênção Mãe das Águas,
Ora iê iê Oxum!



Nenhum comentário:

Postar um comentário