A imagem da Senhora das Águas retorna para as águas do Guaíba após a peregrinação pelas cidades de sua bacia hidrográfica coletando águas das nascentes.
Transportada pela FAUERS, por terra e por água, chega para o encerramento dos festejos na XX Romaria das Águas.
Seguindo a programação deste ano, enquanto na comunidade da Ilha Grande dos Marinheiros encerravam as comemorações dos ilhéus, a Rainha da Ecologia seguiu para o Gasômetro para reunir as águas das nascentes no Rito das águas.
Na chegada da Senhora das águas no Gasômetro Antonio Gringo, Sergio Rosa e Jair Medeiros entoaram a canção que acompanha a Romaria - 'Água sangue do mundo, sem a água não há vida, riqueza da humanidade que deve ser protegida...'
Foram vários momentos de emoção e devoção.
E momento de reflexão e aprendizado com a Companhia Teatral Face e Carretos que encenou o Auto das Águas Santas -Direção de Camillo Denelis
Beatriz Pereira, do Reino de Oxossi e Iemanjá da Ilha da Pintada, coordenou as apresentações até o momento do Rito as Águas, que teve as presenças das seguintes autoridades:
- Irmão Antonio Cechin - Criador e coordenador do Movimento Romaria das Águas
- Sr. Renato Ferreira do Ministério do Meio Ambiente:-Vereador de Canoas Paulinho de Odé
- Coordenador da Diversidade Canoas: Sr.Rogério Ambieda representando o prefeito Jairo Jorge
- Secretário do Meio Ambiente Canoas: Sr. Carlos Todeschine
- Coordenadora da Semana Estadual da Água – Sra. Maria de Lurdes Volffi
- Presidente da Associação Brasileira Eng. Sanitária e Ambiental - ABES-RS – Sr. Darci Campagni
- Presidente da Federação AfroUmbandista do RGS - FAUERS Sr. Everton Alfonsin
- Presidente do Comitê Sinos: Sr.Arno Kaiser
- Coordenador do Grupo Ecumênico UNISINOS: Irmão Inácio
- Frei José Deon
Em seguida a Professora Maria Inês Pacheco conduziu a entrega das águas das nascentes pelas comunidades que realizaram, além das coletas, diversos eventos em comemoração aos 20 anos do movimento.
- Canoas - da Nascente do Arroio Araçá, que desemboca no Delta do Jacuí, Mãe Rose de Xangô do Centro Espírita Xango das Pedreiras/FAUERS
- Canela - Nascente Gruta N.S. das Graças, Maria Francisca e Neli da Casa de Caridade Mãe Maria e Oxóssi/FAUERS
- Porto Alegre - Nascente da Gruta N.S. de Lourdes/Bairro Glória, Pai Alexandre do Cantinho de São Francisco /FAUERS
- Gravatai – Nascente do Santuário Afro 21 Fontes: Márcia e Alexandre do Templo Espírita de Umbanda Ogum Beira Mar e PG Rainha das Rainhas/FAUERS
- Rio Pardo: Maria Senilda do Movimento Caminhos de Sepé Tiaraju
- Alvorada - Águas da Lagoa do Cocão: Crianças do Lilica pela Associação de Catadores de Alvorada - ACATA
- Águas de várias nascentes do Rio dos Sinos coletadas por 16 municípios, reunidas em 8 eventos. Entregue por Gustavo da Escola Caetano/Esteio, representando o Pró-Sinos presente no evento através de participantes de Taquara, Santo Antonio, Sapiranga, Campo Bom e Esteio.
Para ver notícias:
- Água de Nascente do Rio Uruguai, mais uma vez representado no evento. Mãe Jane de Oxum/ Diretora da FAUERS entrega as águas coletadas pelo Centro Nossa Senhora Aparecida da cidade de São Pedro do Sul.
Após a reunião das águas, representando as nascentes de várias localidades da bacia hidrográfica do Guaíba, irmão Inácio e Frei José Deon conduziram a bênção encaminhando para o encerrando do movimento de 2013.
A Rainha da Ecologia é conduzida novamente para o barco com as amostras das águas de seus mananciais para o momento final no Gasômetro.
Após o encerramento do Rito das Águas a imagem foi conduzida pela FAUERS para a Ilha Grande dos Marinheiros, sendo aguardada e conduzida pelos Ilhéus até seu Santuário.
Fotos - FAUERS e Lara Phassos
http://www.vidanosul.com.br/?p=1310
Veja aqui:
O Vida no Sul do feriado de 12 de outubro, dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, teve a religiosidade em foco. Conheça ação que mistura religiosidade e cuidado com o meio ambiente, no Rio Grande do Sul, e a música gospel do Grupo Sândalo, que embalou a edição com canções de louvor.
https://www.youtube.com/watch?v=ME3ZZbMbkHU
http://www.vidanosul.com.br/?p=1310
Veja aqui:
O Vida no Sul do feriado de 12 de outubro, dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, teve a religiosidade em foco. Conheça ação que mistura religiosidade e cuidado com o meio ambiente, no Rio Grande do Sul, e a música gospel do Grupo Sândalo, que embalou a edição com canções de louvor.
https://www.youtube.com/watch?v=ME3ZZbMbkHU
Nenhum comentário:
Postar um comentário