Nesta 25ª Romaria das Águas na Ilha Grande dos Marinheiros, Parque Estadual Delta do Jacuí, convidamos para participação no RITO DAS ÁGUAS. O encontro das Imagens de Nossa Senhora Aparecida do Guaíba com as águas de suas nascentes num ato ecológico, inter-religioso e cultural entre as comunidades.
Movimento iniciado em 1993 quando os moradores rodeados de água por todos os lados, não tinham água para beber, dependendo de carros-pipa. O irmão Antonio Cecchin viu que das toneladas de lixo que as águas carregavam, principalmente durante as enchentes costumeiras, os ilhéus poderiam retirar sustento e, ao mesmo tempo, contribuir para a despoluição. Iniciou-se o movimento de reciclagem a partir do trabalho em um grande mutirão de mulheres vendendo os produtos para garantir a sobrevivência. Na separação dos materiais foi encontrada dentro de um saco plástico uma imagem quebrada de Nossa Senhora Aparecida. A imagem foi restaurada e colocada sobre um altar. Aparecida, agora no lixo, a Mãe do Céu se identifica com essas mulheres, quebradas, excluídas, dando-lhes o sinal do resgate da dignidade, pois, trabalhando em comunidade, respeitando a natureza, podem exercitar a cidadania e conquistar a melhoria de vida. Assim nasceu o Movimento Romaria das Águas do Guaíba. Com o passar dos anos foram envolvendo mais pessoas e instâncias sendo criados a Procissão Fluvial Nossa Senhora Aparecida, a ONG Caminho das Águas, as imagens esculpidas em madeira e o Santuário Devoção de Nossa Senhora Aparecida. Em 1999 de Romaria passou a abranger toda a Região Hidrográfica do Guaíba com as coletas nas nascentes. "De nada adiantaria se apenas o Guaíba fosse despoluído, pois ele recebe diretamente as águas dos rios dos Sinos, Gravataí, Caí e Jacuí", afirmava Irmão Cecchin. No final de cada evento, anualmente, foi sendo realizado o Rito das Águas que consiste na celebração inter-religiosa reunindo as águas recolhidas nas nascentes de mananciais que formam o Guaíba, simbolizando o compromisso de todos com a preservação de tudo que envolve cada uma das nove bacias hidrográficas
Reunida de significados, após dois anos de pandemia, com o compromisso de seguir a tradição constante do Calendário Oficial do Município de Porto Alegre, realizado com recursos do Orçamento Participativo, no cuidado com as águas como elemento essencial à vida, a 25ª Romaria das Águas, integra a 29ª Semana Interamericana e 22ª Semana Estadual da Água e se encerra neste feriado de 12/10/2022. As 10 horas da manhã, na Ilha Grande dos Marinheiros, ocorrerá a Celebração de mistura, bênçãos e entrega das águas das nascentes do Guaíba seguido de um conjunto de atividades culturais.
Haverão barracas com produtos em exposição e para venda, festa das crianças e apresentações culturais a tarde, com previsão de encerramento as 17 horas.
Venha participar conosco!
Entidades organizadoras:
Associação Caminho das Águas
Centro Social Marista Aparecida das Águas
Comunidades das Ilhas do Delta do Jacuí
CNBB Sul Pastorais Social, da Juventude e Ecologia
Movimento Laudato Si'
ABES RS – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental
FAUERS Federação Afro Umbandista e Espiritualista do Rio Grande do Sul
Fórum Regional da Sub Bacia do Arroio Sapucaia
Projeto Ambiental Arroio Araçá Nosso Rio Guri Canoas
Igreja Anglicana
Movimentos Preserva Belém Novo, Preserva Arado, Preserva Zona Sul, Voluntários do Greenpeace Porto Alegre
INGA – Instituto de Estudos Ambientais de Porto Alegre
PNVG - Associação de Preservação da Natureza Vale do Gravataí
Nenhum comentário:
Postar um comentário