quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Poluição, degradação, contaminação: Nascentes em agonia...

Durante o primeiro dia de visitação e vigília com a Nossa Senhora das Águas na ACATA, 19/09/10 - Rita, desta associação, João Lilica e Nara da ONG SE AME colocaram a tristeza em verificar que uma vala foi criada no terreno ao lado, onde disseram ter uma nascente, levando esgoto para a área.

Em plena Romaria das Águas não podíamos deixar de nada fazer e fomos verificar o estado da poluição local. Percorremos toda a quadra e entramos na mata.
Primeiramente nos deparamos com a vala trazendo o esgoto para dentro da área...

... e aterro com lixo sendo depositado ali.

Mas fomos percebendo que no terreno corre um fio d'água límpida mesmo em meio a tanta poluição.
Perecebe-se que a vegetação está sendo afetada e que a água, em alguns locais, apresenta cor esverdeada denunciando a agonia do manancial.
A vegetação natural e característica de áreas úmidas tende a enfraquecer até morrer.
Porém, ainda o filete dágua acusa que ali há uma nascente lutando para sobreviver em meio a este caos que o ser humano lhe impõe.
Uma água que ainda brota límpida e em abundância.

Resolvemos então encaminhar um documento para a prefeitura de Alvorada, como segue:

Alvorada, 20 de setembro de 2010.

Á PREFEITURA MUNICIPAL DE ALVORADA
Ilmo Senhor Prefeito João Carlos Brum

Prezado Senhor

Como participantes do Movimento da 17ª Romaria das Águas, cujo objetivo é sensibilizar as cidades quanto a situação de poluição e a contaminação das suas águas e nascentes para que se reverta o quadro de poluição e degradação do mananciais, vimos através deste solicitar sua atenção quanto ao que se segue.
Considerando-se:
- Que a área no Bairro Umbú, entre as ruas 12 de julho, King Ludovik, Av. Beira Rio e Av. Querência, possui características de uma APA – área de preservação ambiental, na qual devemos garantir a proteção do seu ecossistema, de sua diversidade biológica, da ocupação do solo e do uso sustentável de seus recursos naturais;
- Que dentro desta área existe uma das nascentes do arroio Águas Claras que como vertente requer cuidados especiais tais como: não construir e não deixar retirar a vegetação nativa num raio de 50 metros do ponto da nascente (conforme lei federal), não obstruir o curso d’água, não canalizar, protegendo da contaminação;.
- Que, ao contrário de todo o cuidado necessário, foram criadas valas que levam esgoto diretamente para dentro desta área, fora das normas sanitárias exigíveis, o que implica em degradação ambiental;
- Que o impacto causado pelo esgoto está causando contaminação a tal ponto que já se observa a danificação da flora nativa.
Solicitamos providências urgentes quanto ao estancamento destas valas, a limpeza da área e a preservação do local conforme dispõe a Lei Orgânica do Município, para o qual nos colocamos a inteira disposição da Prefeitura.

Atenciosamente

Comissão Organizadora da 17ª Romaria das águas - Alvorada

ACATA - Associação dos Catadores de Alvorada

SE AME – Movimento pela Livre Orientação Sexual de Alvorada

FAUERS – Federação AfroUmbandista e Espiritualista do Rio Grande do Sul


O documento foi entregue em 22/09/10 ao senhor Éder da Administração Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário