No feriado de 12 de outubro/2012 encerrou-se a 19ª Romaria das águas. Pela manhã a imagem da Senhora das Águas chegou de sua peregrinação pelo estado na Vila Santa Terezinha, a Vila do Papeleiros por residirem ali trabalhadores da reciclagem, em Porto Alegre. A ONG Senhora das águas, FAUERS, Pastoral da Ecologia, Ecoprofetas e os Ilhéus foram organizando e reunindo as diversas comunidades que participaram nesta edição.
As 12hs iniciou a organização na prainha do Gasômetro, ás margens do Guaíba. No dia anterior a Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre já havia montado a estrutura com palco, gazebos, cadeiras e banheiros.
Foram sendo distribuidas tangerinas orgânicas cedidas pela Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí enquanto a Banda 'Fique Atento' alegrava o público que ia chegando.
A FAUERS realizou uma exposição em um ônibus com letreitos luminosos, banners e um altar com as imagens réplicas da Senhora das águas e da Nossa Senhora Aparecida.
A visitação acontecia e as cartilhas eram distribuídas.
As comunidades iam chegando e deixando ali as águas das nascentes, rios e arroios das regiões para o Rito das Águas.
Perto das 15 horas Aparecida das Águas aponta no Guaíba em direção ao Gasômetro.
Com devoção e respeito ela foi recebida pela população que foi chegando por terra e pelo rio.
Nossa Senhora Aparecida das Águas/Mãe Oxum, neste dia lindo, foi homenageada...
...com canto e dança.
Após, encaminhando-se para a reunião e bênção das águas, ocorreram as falas:
Do Irmão Antonio Cechin da ONG Senhora das águas, do Sr. Everton Alfonsin, Presidente da FAUERS, do Sr. Renato Ferreira pelo Ministério do Meio Ambiente, do Sr. Arno Kaiser do Comitê ProSinos,
e o canto do Padre Servo Degaaxé.
Em seguida reuniram-se as águas do rio Vacacaí/Santa Maria, de nascente da cidade de Gramado, águas da confluência dos rios Jacuí e Pardo, de nascente de Ivoti, da nascente N.S.Graças/Canela, da Fonte Dona Josefina - nascente do Arroio Araçá/Canoas, de 18 fontes do rio Gravataí, de Caará - nascente do rio dos Sinos, de nascente do riacho Ipiranga/POA, de nascente do arroio Nunes/Alvorada e, representando a Bacia do Rio Uruguai, águas de nascente da cidade de São Pedro do Sul.
Após, realizada a bênção das águas, elas são devolvidas ao Guaíba mais uma vez com o compromisso das comunidades de cuidado com suas fontes e mananciais.
Já são 17 horas e uma comitiva é organizada para levar a Senhora das águas para seu Santuário na Ilha Grande dos Marinheiros.
Chegando na Ilha centena de pessoas a aguardavam para leva-la em caminhada até seu recanto.
Ali ela fica no aguardo de sua festa de 20 anos.
Para ver mais fotos visite:
Nenhum comentário:
Postar um comentário