sábado, 3 de novembro de 2012

Mãe Aparecida: Duas Aparições, uma única Mensagem.

Nossa Senhora é retrada das mais variadas formas. Sua mensagem como Mãe Protetora ensina o enfrentamento -  com amor,  força e esperança -  dos vários percalços na vida. Para Nossa Senhora da Conceição, das Graças, dos Navegantes, das Dores, de Fátima, do Rosário,... conforme a cultura local, há sempre muita devoção. 
No Brasil Nossa Senhora Aparecida é assim chamada porque surgiu das águas no rio Paraíba do Sul/SP retirada por pescadores. Na Ilha Grande dos Marinheiros/RS ela surgiu por entre o lixo nas águas, retirada por catadores. De ambas as formas, em épocas diferentes, como Senhora das Águas, nos envia sua mensagem, sempre amorosa, de alerta, cuidado e luta.
 Na 19ª Romaria a FAUERS expõe as réplicas das duas imagens da Nossa Senhora Aparecida das Águas. A direita está a réplica da imagem original achada pelos pescadores em São Paulo e, a esquerda, a réplica da imagem da Senhora Aparecida achada pelos catadores, recriada  a 19 anos, seguindo em romaria com mensagem e movimento pelas águas no Rio Grande do Sul.
O Irmão Antonio Cechin, criador do movimento no sul, com as lideranças das Ilhas do Guaíba, conta como se deu o seu início, ligando ao acontecido em Aparecida do Norte, em artigo publicado pelo Instituto Humanitas Unisinos em 15/10/12.
"No Galpão de reciclagem da Ilha Grande dos Marinheiros, em Porto Alegre, seis mulheres que trabalhavam juntas, ao abrirem uma sacola de lixo da coleta seletiva,... Ficaram escandalizadas..."

Para ler acesse:

Nenhum comentário:

Postar um comentário