Em 30/05/2025, ocorreu evento no Centro Social Marista Aparecida das Águas, na Ilha Grande dos Marinheiros (Porto Alegre/RS), para celebrar a Romaria das Águas.
Na ocasião foi apresentando um breve documentário produzido pelo
Centro em Referência dos Direitos Humanos da AVESOL - Associação do Voluntariado e da Solidariedade.
O Presidente da AVESOL, Irmão Marista Miguel Orlandi coloca que a entidade busca pela retomada do evento que não acontece desde 2023. O documentário foi organizado pela Educadora Marista Daniela Brum e equipe, e reuniu participantes da Romaria desde seu início, em 1994, e de representantes de algumas organizações que apoiam e divulgam.
No encontro estiveram presentes representantes de diversas religiões, dos catadores, educadores, educandos e responsáveis. Foi, também, uma celebração com os ilhéus atingidos pelo efeito climático de 2024, estando numa retomada, após um ano voltando a normalidade, pela boa gestão e união num um trabalho de resgate comunitário e humanitário. Falaram o senhor Leonel Carvalho da Associação Caminho das Águas, Pai Silvio Renato Leites da CEURA E FAUERS, senhora Carla, Coordenadora Geral do Centro Social Aparecida das Águas e Escola de Educação Infantil Tia Jussara, Mãe Nazaret que está desde o início do movimento junto ao Irmão Antonio Cecchin, Matilde Cecchin e o galpão de reciclagem da Ilha Grande dos Marinheiros. Fez-se a alusão da inauguração da nova Capela que está sendo construída para a retomada da Romaria das Águas.
Este evento de grande importância social, cultural, ambiental, Municipal e Estadual, é um encontro interreligioso, que consta no calendário de eventos da cidade de Porto Alegre Tem, ainda, o movimento de águas coletadas nas nascentes da bacia hidrográfica do Guaíba, sendo reunidas na data de 12 de outubro sua culminância em festividade, pelo Dia de Nossa Senhora Aparecida nas Águas. Representa o desejo das comunidades por um rio límpido, não poluído, e, assim, envolve todo o movimento de coleta de resíduos e defesa da poluição que neste contexto atual se torna urgente, assim como a importância do CUIDAR DO MEIO AMBIENTE.
Imagens e colaboração:
Daniela Brum
Silvio Leites
Nenhum comentário:
Postar um comentário