O evento Estadual Romaria das Águas do Guaíba, de caráter macro ecumênico, interreligioso, reunindo práticas religiosas de diferentes matrizes é um movimento de conscientização ambiental que nasceu nos anos 90, na Ilha Grande dos Marinheiros. Na data de 12 de outubro sempre ocorria o rito das águas com a mistura das águas coletadas das nove bacias hidrográficas da Região do Guaíba, além de apresentações musicais e outras celebrações.
Assim, em vista de vários acontecimentos, não teve novamente programação, mas amigos e amigas dos Irmãos Antonio e Matilde Cecchin estão começando a se reunir para buscar fortalecer este e demais movimentos socioambientais que os irmãos lideravam.
Alguns desses amigos, irmãos dos irmãos, registraram a visita na Imagem sob a ponte na Ilha Grande dos Marinheiros, local de diversos eventos.
Pai Silvio, Mãe Elaci, Tamboreiro Rogério e Professora Inês, rezaram à Rainha da Ecologia, cantaram à Mãe Oxum e aos guias, ofereceram flores e perfume e despejaram água de nascente, simbolicamente, para marcar a data de homenagens a Nossa Senhora Aparecida das Águas.
Depois visitaram, também, o local onde a nova capela está sendo construída,
após tantas mudanças e ocorrências climáticas sofridas pela comunidade.
Irmão Antonio Cecchin, Presente!
Matilde Cecchin, Presente!
Que Nossa Senhora Aparecida, força e luz da Romaria das Águas do Guaíba, encaminhe a energia e a resiliência da comunidade para que,
refletida na fé, na peregrinação religiosa e na reconstrução da vida
retome a reintegração social e a normalidade deste lindo evento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário