"NÃO DEIXEM MORRER MEU RIO,
ME AJUDEM POR FAVOR!!!
O BIGUÁ QUE MERGULHAVA, JÁ MORREU
ÁGUA PÉ NÃO DÁ MAIS FLOR...'
Súplica de um rio de
Paulinho Pires
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026
Romaria da Terra 2026 - Irmãos Antônio e Matilde Cecchin: Presentes!
Com o tema "400 anos de Evangelização Missioneira: Terra Sem Males e Ecologia Integral", ocorreu em 17 de fevereiro a 48ª Romaria da Terra no Santuário de Caaró, município de Caibaté, Região das Missões/RS.
Antônio Gringo e Regina - Plantando água - "tudo está interligado".
Antônio e Matilde Cechin foram presenças centrais na organização e na mística das Romarias da Terra no Estado, atuando como articuladores da educação popular e dos movimentos socioambientais. Nesta 48ª Romaria, que celebrou 400 anos de evangelização com os povos indígenas Guarani, muitos líderes que já partiram foram lembrados.
Irmão Antônio, militante na causa, em especial, esteve presente na caminhada reflexiva focando na memória missioneira, ecologia integral e reparação histórica, que aconteceu no bosque do Santuário.
- Parada 1:Focada na memória das origens e a chegada dos jesuítas, com uma releitura crítica da história missioneira;
- Parada 2:Abordou a presença e a resistência do Povo Guarani, destacando a voz indígena e a necessidade de reparação histórica;
- Parada 3:Enfocou a "Terra Sem Males" e a ecologia integral, discutindo o cuidado com a casa comum e a agricultura familiar;
- Parada 4:Celebração final de envio dos romeiros, renovando o compromisso com a justiça social e a defesa da terra.
Irmão Cecchin foi o grande promotor da memória de Sepé Tiarajú e da luta indígena, transformando o líder guaraní em um símbolo cristão e popular de resistência. Foi um dos maiores entusiastas da canonização de Sepé. Atualmente, o Vaticano o reconhece como "Servo de Deus", o primeiro passo oficial para torná-lo santo da Igreja Católica.
Em especial, na segunda parada da caminhada, Cecchin foi citado no ato de perdão e escuta dos povos indígenas, e de memória dos mártires e testemunhas da luta pela terra, ecologia e direitos humanos, que se expandem a todos, e pela água, pela moradia, pelo emprego, por educação, saúde, e etc.
Também, durante os momentos culturais Irmão Antônio foi lembrado
pela sua forte expressão:
"Nós somos o oitavo povo das Missões".
No evento amigas e amigos dos Irmãos Matilde e Antônio Cecchin lá se encontraram, comungando com a luta que segue através das diversas comunidades presentes e na proposta do Papa Francisco com a Laudato'Si.
Nenhum comentário:
Postar um comentário