quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Retrospectiva

A partir do conhecimento da importância do movimento Romaria das águas me dediquei a estudar seu histórico, a divulgar seu fundamento e a contribuir com sua organização. No ano de 2008 participei de reuniões e fui conhecendo os agentes desta linda trajetoria que será aqui resgatada.
Minha homenagem a toda esta gente simples das ilhas, ao Irmão Cechin, aos irmãos de fé e a todas as comunidades da bacia do Guaíba com os quais hoje canto a Ave Maria.






Numa sociedade cada vez mais consumista e produtora de lixo, torna-se muito importante a valorização da cultura e práticas populares aliada ao meio ambiente, resultando numa educação ambiental através do testemunho de vida. Somos co-responsáveis pelo nosso ambiente e pelo cuidado com a natureza. A Romaria das Águas busca reunir todos aqueles, que a cada dia, a seu modo, cuidam de todas as formas de vida e que dependem da água.

O movimento de reciclagem do lixo e despoluição das águas do Guaíba surgiu a partir do trabalho em um grande mutirão de mulheres pobres que vendem os produtos para garantir a sobrevivência de suas famílias. Na separação dos materiais é encontrada dentro de um saco plástico uma imagem quebrada de Nossa Senhora Aparecida. Reciclada por mãos femininas a imagem é restaurada e devolvida ao culto sobre o altar. Aparecida, agora no lixo, a Mãe do Céu, do Brasil e das Águas, dá o sinal do regate da dignidade, do respeito a natureza, do exercício da cidadania e da busca pela melhoria da qualidade de vida, para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário