O céu está escuro e cai uma chuva intensa. Uma comitiva parte por terra de Canoas para Porto Alegre, rumo ao Gasômetro, levando Nossa Senhora das Águas, para o encerramento da 16ª Romaria. Enquanto isso, outra segue com a grande imagem pelo rio, partindo das Ilhas. O palco foi novamente montado devido ao temporal na noite anterior que derrubou a estrutura. Muitos se envolvem na organização desta festa que culmina após romaria realizada com as águas das nascentes e com a imagem, símbolos de alerta para o cuidado necessário com o grande presente que o Pai Maior nos deu - a Natureza.
Enquanto isso, no Gasômetro são oferecidas oficinas ambientais, shows artísticos com crianças, gastronomia, ato político ecológico em defesa da Orla do Guaíba e passeio pelas suas águas.
Sai o barco com um grande grupo de pessoas levando a imagem de Nossa Senhora que saiu em setembro em romaria pelas Ilhas e culminou em Canoas. Agora ela leva parte de seus romeiros para verem as belezas do Lago Guaíba, belezas que podemos perder se não soubermos cuidar.
Chega a tarde e chega o sol. Ele vem dar um brilho maior a chegada da Grande Imagem de Nossa Senhora Aparecida das águas que vem pelo Lago, lá de seu santuário, na Ilha Grande dos Marinheiros. O barco dos romeiros lhe encontra e atracam juntos na prainha do Gasômetro.
Ave Maria, Cheia de Graça,
Rogai por nós, ho Mãe!
Sob o som de Ave Maria com o Grupo da Escola de Samba das Ilhas, centenas de fieis lhe aguardam, cantando, acenando, chorando, sorrindo. Este é o momento do encontro de Nossa Senhora Aparecida com suas águas das nascentes de rios e arroios que formam o grande Guaíba.
Após três meses de mobilização são depositadas, neste ano, num grande recipiente, as águas do rio Gravataí, dos arroios Nunes, Feijó e Araçá, em vários locais coletadas, nas cidades de Alvorada, Viamão e Canoas. São abençoadas por representantes de várias religiosidades e utilizadas por eles para benzerem os romeiros. Por fim, são encaminhadas por uma idosa, uma jovem e uma criança para serem entregues ao pescador e serem devolvidas ao Guaíba, com nosso compromisso e esperança, em mais um ano de reunião pela fé e pelo trabalho em favor da vida.
São 16h30m - as imagens retornam para seu santuário. A grande imagem, por água e a pequena, por terra. Encerra-se mais um evento em defesa das águas da Bacia do Guaíba. Este ano não com tantas representações, mas certamente com a mesma intensidade e devoção, pois, em cada manancial desta bacia há romeiros lutando em sua defesa.
"Eu vi Oxum chorando
e perquntei por que?
Meu filho eu choro tanto
e meu pranto é por você!"
Veja mais no link:
http://poavive.wordpress.com/2009/10/13/romaria-faz-apelo-ecologico
Nenhum comentário:
Postar um comentário