segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Vários rios e arroios de nove regiões em Romaria


Guaíba, em tupi-guarani, significa o “encontro das águas”.
Realmente é para o Lago Guaíba que as águas de vários mananciais afluem e convergem.


1. Região – ALTO JACUÍ
A nascente do Jacuí, rio responsável por 85% das águas que formam o lago Guaíba, localiza-se em Passo Fundo. O rio é represado pelas barragens de Passo Real, Ernestina e Itaúba. No verão, alguns trechos têm sua vazão regulada pelas águas liberadas pelas turbinas das hidroelétricas, causando problemas de navegação e abastecimento. A economia da região caracteriza-se pelo uso intensivo do solo para agricultura e pecuária.

2. Região –VACACAÍ MIRIM
O cultivo do arroz irrigado coincide com a época de menor disponibilidade de água, gerando o principal conflito de uso da região. O rio Vacacaí nasce em São Gabriel, passando por Santa Maria até desembocar no rio Jacuí. O solo é ocupado por latifúndios, com pecuária extensiva e agricultura. A bacia tem o menor parque industrial da Região Hidrográfica. Os principais municípios são Santa Maria, São Sepé e São Gabriel.

3. Região - BAIXO JACUÍ
A extração de carvão é intensa na Bacia, causando grande impacto ambiental, principalmente em Charqueadas e São Jerônimo. Outra característica é o uso intensivo do solo para pecuária e agricultura. No curso inferior, o rio Jacuí passa pelo Pólo Petroquímico de Triunfo. Destaque-se, na região, a indústria química, de plástico, borracha, siderurgia e produtos alimentares.

4. Região – PARDO
A principal demanda de água nesta Bacia é das lavouras de arroz irrigado, chegando a 90% do total dos recursos hídricos entre os meses de dezembro e fevereiro, justamente na época de baixa vazão do rio. A produção de tabaco também é uma atividade importante, causando grande impacto ambiental devido ao uso de agrotóxicos. Em Candelária está sendo desenvolvido um projeto de criação de um museu paleontológico, a partir da descoberta de fósseis de grande valor científico.
Possuí área de 3.703,88 km2 e população estimada em 202.932 habitantes, abrangendo municípios como Candelária, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Soledade e Venâncio Aires. Os principais cursos de água são os rios Pardo, Pardinho e Pequeno e os arroios Andréas e Francisco Alves. O Rio Pardo tem sua nascente ao norte da bacia, na cidade de Barros Cassal, e desembocadura no Rio Jacuí, na cidade de Rio Pardo. O principal uso da água nesta bacia se destina à irrigação. A exploração agrícola intensa e o desmatamento das encostas declivosas causam graves problemas de erosão. A poluição hídrica gerada por efluentes de origem humana e animal e pelo uso de agrotóxicos são outro grande problema encontrado na bacia. (http://www.sema.rs.gov.br/sema/jsp/rhcompar.jsp)

5. Região – TAQUARI – ANTAS
Nesta Bacia há um grande impacto ambiental causado pelo uso de agrotóxicos na cultura da maçã, e pelo despejo de esgotos da Aglomeração Urbana do Nordeste. Há dificuldade de acumulação natural de água. O rio das Antas nasce nos municípios de Cambará do Sul e Bom Jesus, no Planalto. Na confluência com o rio Turvo, passa a se chamar Taquari, desembocando no rio Jacuí, em Triunfo. A principal atividade é a pecuária. A paisagem muda em Antônio Prado, com a atividade agrícola.
Abrange as províncias geomorfológicas do Planalto Meridional e Depressão Central, abrangendo municípios como Antônio Prado, Veranópolis, Bento Gonçalves, Cambará do Sul, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Estrela e Triunfo, com população estimada de 1.134.594 hab. Os principais cursos de água são o Rio das Antas, Rio Tainhas, Rio Lageado Grande, Rio Humatã, Rio Carreiro, Rio Guaporé, Rio Forqueta, Rio Forquetinha e o Rio Taquari. O rio Taquari-Antas tem suas nascentes em São José dos Ausentes e desembocadura no Rio Jacuí. A captação de água na bacia destina-se a irrigação, o abastecimento público, a agroindústria e a dessedentação de animais. A Bacia do Taquari-Antas abrange parte dos campos de cima da serra e região do Vale do Taquari, com predomínio de agropecuária, e a região colonial da Serra Gaúcha, caracterizada por intensa atividade industrial.
(http://www.sema.rs.gov.br/sema/jsp/rhcomtaqan.jsp)

6. Região - CAÍ
O impacto ambiental na bacia é o grande volume de esgotos doméstico da região de Caxias do Sul O maior, na serra gaúcha. O relevo acidentado da região dificulta o depósito da água da chuva, impedindo a diluição dos resíduos, e diminuindo a disponibilidade de água para as atividades agrícolas. Em Triunfo, o rio recebe os efluentes do Pólo Petroquímico do Sul. Há um grande impacto ambiental em Feliz, causado pelos agrotóxicos usados na cultura do morango, resultando na maior concentração de produtos químicos da Região Hidrográfica do Guaíba: 11 kg/ha. O setor coureiro-calçadista também é importante, assim como o metal-mecânico - na região serrana encontra-se um dos principais pólos brasileiros de autopeças.

7. Região - SINOS
Berço do primeiro comitê de gerenciamento de bacia hidrográfica do Brasil, o rio dos Sinos é considerado o mais poluído da região, pois tem o maior parque industrial, com destaque para a indústria coureiro-calçadista. Tem também indústrias do setor petroquímico e metalúrgico. O setor primário é pouco desenvolvido, com agricultura e pecuária somente no seu curso superior.
Abrange os municípios como Campo Bom, Canoas, Gramado, Igrejinha, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Taquara e Três Coroas, com população total estimada em 1.248.714 hab. Os principais corpos de água são o Rio Rolante, O Rio da Ilha, O Rio Paranhana e o Rio dos Sinos. Este último tem sua nascente na cidade de Caraa e desembocadura no delta do Jacuí. Os principais usos da água na bacia estão destinados ao abastecimento público, uso industrial e irrigação. As áreas mais conservadas encontram-se a montante da bacia. O grande problema encontrado é o despejo de efluentes industriais e principalmente domésticos sem tratamento nos cursos de água no seu trecho médio-baixo.
(http://www.sema.rs.gov.br/sema/jsp/rhcomrios.jsp)


8. Região GRAVATAÍ
O rio Gravataí, incapaz de realizar a regulação natural de sua vazão, é considerado o mais sensível da região. O Banhado Grande, que funciona como uma esponja regulando as vazões à montante, foi bastante impactado pelas lavouras de arroz irrigado, reduzindo a capacidade de acumulação de água. As principais indústrias são a automobilística, (a montadora da General Motors retira água da bacia do Gravataí), mecânica, de produtos alimentares e bebidas.
Abrange os municípios como Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Gravataí, Porto Alegre, Santo Antônio da Patrulha e Viamão. Os principais cursos de água são o Rio Gravataí e os arroios Veadinho, Três Figueiras, Feijó, Demétrio, da Figueira e do Vigário. A Bacia do Gravataí ainda abrange os banhados do Chico Lomã, Grande e dos Pachecos, importantes ecossistemas naturais. Os principais usos da água são abastecimento público, diluição de esgotos domésticos e efluentes industriais e irrigação de lavouras de arroz.(http://www.sema.rs.gov.br/sema/jsp/rhcomgra.jsp)

9. Região - LAGO GUAÍBA
As águas dos rios Gravataí, Sinos, Caí e Jacuí desembocam no Delta do Jacuí, formando o Lago Guaíba que banha os municípios de Porto Alegre, Eldorado do Sul, Guaíba, Barra do Ribeiro e Viamão. Os principais impactos ambientais são o escoamento de esgoto da capital e das águas poluídas dos rios Gravataí e Sinos. As principais indústrias são de produtos alimentares, metalurgia e celulose.

FONTE - http://www.proguaiba.rs.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário